Em minhas leituras de férias me deparei com o livro "Capitalismo Global" de Jerry A. Frieden ( não sei se alguém conhece ou tem alguma crítica, mas o autor parece ser bom) e comecei a divagar sobre algumas coisas...
Primeiro acho que cabe aqui uma introdução sobre o que se trata o livro.
Ele nos traz a histórica económica e política do século XX, na verdade ele começa nas décadas finais do século XIX e acaba no começo do século XX1 (lógico, até porque não daria para ele ir muito mais para frente). Ele nos diz que a história económica pode ser dividida em algumas fases principais, vou resumi-las e se esquecer alguma coisa alguém pode me corrigir:
A era de ouro que vai até o ano de 1914: padrão-ouro no seu auge, abertura económica sem precedentes e uma globalização que só voltaria a ser vista no final do século.
O período de 1914-1939: Primeira guerra mundial que traz o colapso do padrão ouro e leva o mundo a levantar barreiras e se fechar num nacionalismo sem precedentes, grande depressão de 1928-1933 e o levante fascista na Europa, nascimento da URSS.
1939-1973: Com os esforços da segunda guerra o EUA ficam em uma posição de hegemonia perante o mundo ocidental e assumem o seu posto como lideres da nova era. inicio do sistema Bretton Woods, nacionalismo e levante da ditadura na AL junto com o desenvolvimento de algumas economias comunistas. Divisão comunista entre a China e a URSS. Crise do petróleo de 1973 e o fim do sistema Bretton Woods.
1973-2000 Globalização: O mundo entra numa espiral globalizante após as crises da década de 70 e a estagnação da década de 80, abertura económica sofre algumas ameaças devido a pressões proteccionistas em alguns países centrais como os EUA, além do acirramento da competição global e a formação de blocos económicos. Fim da URSS. Tendência de retomada da abertura comercial, formação da OMC e esperança de que a social democracia encontre o equilíbrio entre bem estar económico e social.
O livro é muito bom e nos fornece uma visão bem ampla do que aconteceu no mundo mas me deixa uma duvida...
No começo do século passado tivemos um euforia de que o mundo globalizado era a maior conquista humano, os avanços tecnológicos prometiam a resolução de muitos problemas da época e aconteciam em uma escala sem precedentes. Todos acreditavam que a humanidade finalmente encontrou o seu rumo e estaria livre de guerras generalizadas já que a economia de vários países estava integrada de tal forma que um conflito era impossível.
A descrição do ambiente da época me faz lembrar o que estamos vivendo agora. O mundo está ciente de que atingimos um nível de integração nunca antes visto e que estamos nos aproximando cada vez mais da paz mundial. A tecnologia galopa num ritmo frenético e somos invadidos por inovações a todo o momento.
Mas não preciso lembrar o que aconteceu século passado. 2 guerras apocalípticas solaparam o sentimento eufórico do começo do século. Será que trilharemos o mesmo caminho?
Não sei..
Para falar a verdade acho que existe sim o risco de uma guerra generalizada pelo munod inteiro mas ele é certamente menor do que naquela época. A Europa estava tão dividida e contava com rixas mal resolvidas de forma com que a explosão do conflito ( Primeira Guerra ) foi vista com bons olhos por algumas pessoas.
Hoje a Europa está mais calma, pelo menos a parte ocidental. O meu medo é a China. Sim a China! Está crescendo muito rápido e logo vai querer participação politica na altura de seu peso económico. Guardadas as devidas proporções me lembra a Alemanha do começo do século. ela surpreendeu o mundo ao atingir níveis de produção mais altos que a Grã-Bretanha ( Potencia hegemónica da época) e se lançou a conquistar a influencia que lhe era de direito.
Hoje a China pode trilhar o mesmo caminho. Me preocupa o caso de Taiwan, que se considera independente mas a China não concorda, e os EUA estão a ponto de fechar um acordo vendendo mais de US$6 bilhões em armas para Taiwan.
Será que estamos vendo o inicio de uma escalada de hostilidades?
Eu espero que não. Aliás acho que existe a possibilidade, mas ela é remota, pelo menos por enquanto.
O que vocês acham? Comentem por favor.
Boa Vinícius,
ResponderExcluirgostei do texto!!
Parabéns!
Mas acho que o assunto da China e Taiwan mereciam ser abordados de forma mais profunda!
Abraços
Valeu Caio.. Realmente acho que merece um artigo próprio.. vou trabalhar nessa idéia e postarei aqui o resultado!
ResponderExcluirAbraços