Todos ficaram sabendo do recente terremoto que atingiu o Chile na semana passada, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, a escala vai até 10. Segundo o site do Wikipédia um terremoto desta magnitude é classificado como importante e pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilômetros do epicentro.
Imaginamos os danos pessoais e morais desta tragédia, as familias que foram desmanteladas com a perda de membros ou de sua residência, mas e os danos econômicos?
Segundo uma estimativa de uma consultoria americana os danos que o terremoto causou somam US$ 15 bilhões mais ou menos, isso representa em torno de 10% do PIB chileno!
Dez por cento! É muita coisa. Para se ter uma idéia, traduzindo proporcionalmente a escala para uma economia do tamanho como a do Brasil isso representa a soma de R$ 360 bilhões! Outra forma de perceber o impacto é que essa soma representa o trabalho de 20 milhões de brasileiros durante o ano!
Ou seja, para reparar os danos do terremoto, 20 milhões de brasileiros teriam que trabalhar de graça!
Claro que essas são só "contas de padeiro", mas ja da pra ter uma idéia do tamanho do estrago.
O governo Chileno estava com perspectiva de crescimento do PIB de 4-5% nesse ano, mas depois do terremoto, teve de repensar essa estimativa.
Os dois primeiros trimestres vão ter crescimento contido devido ao terremoto, mas isso será ligeiramente compensado nos 2 últimos quando a atividade produtiva sofrerá um salto.
O que nos resto pensar é..
Como a natureza pode fazer um país que estava no caminho certo e era exemplo mundial, sofrer com crescimento reduzido e economia abatida..
Blog destinado a discussões bem amplas sobre fatos ou noticias atuais, eventos do passado e considerações sobre o futuro.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
The economist também de olho
Olá pessoal.
Estou voltando depois de algum tempo trazendo uma matéria da revista inglesa The Economist falando justamente sobre a questão China x Taiwan e como as relações chinesas com os EUA estão estremecidas por causa disso.
Vale a pena uma olhada.
Outras 2 matérias interessantes sobre o assunto :
Mais tarde coloco outro post mudando um pouco o assunto hahaha.
Assinar:
Postagens (Atom)